Pelo fim do silêncio de Portugal face aos crimes de guerra em Gaza peticaopublica.com/?pi=PT126101 #peticaopublica #peticao via
Texto da Petição
À Assembleia da República, ao Governo da República e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros
Os abaixo-assinados, cidadãos portugueses, vêm por este meio manifestar a sua profunda indignação perante os relatos crescentes e documentados de crimes de guerra cometidos pelas Forças de Defesa de Israel contra civis palestinianos na Faixa de Gaza, nomeadamente o disparo deliberado sobre populações desarmadas que procuravam ajuda alimentar.
Tais atos, denunciados por soldados israelitas e publicados em meios como o jornal Haaretz, não podem continuar a ser ignorados sob o pretexto de alianças diplomáticas ou de equilíbrios geoestratégicos.
A passividade ou neutralidade perante estas ações constitui, na prática, uma forma de conivência.
Exigimos que:
A Assembleia da República e o Governo de Portugal se pronunciem publicamente e de forma inequívoca contra estes crimes;
Seja promovido, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o apelo a uma investigação internacional independente, com base no Direito Internacional Humanitário;
Portugal reveja a sua posição oficial face ao apoio militar e logístico a Israel por parte dos seus aliados, exigindo o fim da impunidade.
Gaza não pode continuar a ser um campo de extermínio à vista de todos. O povo português, herdeiro de uma Constituição que consagra a dignidade da pessoa humana, não pode calar-se.
Em nome da justiça, da memória histórica e da humanidade.
Comentários
Enviar um comentário